COLLOR PRESO: STF manda prender ex-presidente por corrupção na Lava Jato; veja os detalhes
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello, após rejeitar recursos apresentados pela defesa contra sua condenação, nesta quinta-feira (24). A decisão está relacionada a um desdobramento da Operação Lava Jato, envolvendo um esquema de corrupção na BR Distribuidora, onde Collor foi condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
A decisão será analisada pelo plenário do STF em sessão virtual extraordinária marcada para esta sexta-feira (25), às 11h. Enquanto isso, a ordem de prisão permanece em vigor. Moraes classificou os recursos como “meramente protelatórios”, destacando que não houve votos suficientes para justificar embargos infringentes. Com isso, determinou o início imediato do cumprimento da pena.
Moraes declarou que:
“Após a comunicação do cumprimento do mandado de prisão, nos termos do art. 66, X, da Lei de Execução Penal c/c. art. 13 da Resolução 113 do Conselho Nacional de Justiça, o Juízo da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP/DF) deverá proceder à emissão do ATESTADO DE PENA A CUMPRIR do apenado FERNANDO AFFONSO COLLOR DE MELLO”.
Esta é a primeira vez que um ex-presidente brasileiro é condenado a cumprir pena em regime fechado por corrupção. A defesa de Collor ainda pode apresentar novos recursos, mas a execução da pena já foi determinada.
Fonte: Alô Juca
Publicar comentário